terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Teatro dos Anjos, romance aborda homossexualidade e imigração


O Teatro dos Anjos, livro de estreia do escritor Dirceu Cateck, pela Giz Editorial, é a narrativa de uma história de amor que entrelaça a vida de três personagens do mesmo sexo: Miguel, Rafael e Gabriel.
Com estilo refinado e sem apelar para glamorização ou estereótipos, o autor põe o leitor diante das peculiaridades do universo homossexual. ‘‘Queria apresentar para o público em geral que uma pessoa pode amar naturalmente outra do mesmo sexo e que isso não lhe tira a condição de ser humano. Ela também sofre, se diverte e sonha, como todas as outras’’, explica Cateck.
O protagonista desse enredo é Miguel, um rapaz de pouco mais de 20 anos, que supera um conflito interior, após se descobrir homossexual, e vai viver na Espanha, deixando para trás a família e os amigos. Rafael personifica o anti-herói e serve de elo entre Miguel e Gabriel, um jovem que perde o pai e também se depara com questões existenciais desse gênero. ‘‘Cada um é de um jeito, e isso abrange uma complexidade infinita’’, analisa Cateck.
Nascido em Guarujá, no litoral brasileiro, há 32 anos e há oito morando em Madri, na Espanha, o escritor ressalta que, apesar da temática, não escreveu o livro para um público específico e que ele pode ser lido por qualquer tipo de leitor. ‘‘Os homossexuais lêem romances heterossexuais. Penso que, quando falamos de amor, a sexualidade e o sexo não importam. Espero que um dia, esses rótulos se tornem obsoletos. Qualquer pessoa pode ler o livro, tenho certeza de que isso ajudará muita gente a ver o universo gay por outra óptica’’, acrescenta.
A certa altura da história, por exemplo, Miguel observa que a mesma opção sexual é capaz de reunir pessoas de origens e classes diferentes em um mesmo círculo social. Essa característica acaba servindo de proteção contra preconceitos, discriminações e até agressões motivadas pela homofobia.
Imigração
Pela trajetória do personagem Miguel, O Teatro dos Anjos aborda ainda as dificuldades que um imigrante precisa superar para sobreviver em um país estrangeiro, não por acaso a Espanha. A principal delas talvez seja vencer o medo diário de ser deportado enquanto está em situação ilegal. Ao mesmo tempo, o leitor é apresentado à cultura espanhola, descoberta pelo olhar do imigrante Miguel.
Dirceu Cateck pensou em se tornar escritor quando tinha cerca de 12 anos. Na época, em 1989, cursava o Ensino Fundamental na Escola Estadual Lâmia Del Cístia, em Guarujá, no litoral brasileiro, e leu Éramos Seis, de autoria de Maria José Dupré. O livro, que mexeu com suas emoções e o fez chorar, lhe fora emprestado por sua professora de Português, Lídia Maria de Melo, que hoje é jornalista e assina o prefácio de O Teatro dos Anjos.
Com 352 páginas, O Teatro dos Anjos, de Dirceu Cateck, já pode ser adquirido no site da Giz Editorial (www.gizeditorial.com.br), da Livraria Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br/) e da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br/) por R$ 39,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário